Débito recorrente: Vantagens para empresas e clientes
EmpreendedorismoUma grande dificuldade existente nos negócios é a cobrança de mensalidades dos clientes ou problemas com a forma de pagamento. E pensando em resolver este problema, queremos te apresentar uma solução: Débito recorrente.
Em alguns lugares aceitam apenas o pagamento em dinheiro ou no cartão de crédito, ou também os locais que possuem opção de débito e que se destacam por possuir esta opção, em relação à concorrência.
Já quem busca possuir um diferencial no mercado, nós trouxemos um conteúdo completo a respeito do débito recorrente, para melhorar seus resultados e ajudar sua empresa com esta função tão importante.
Boa leitura!
O que é débito recorrente?
O débito recorrente é uma forma facilitada que os cliente possuem para pagar mensalmente um determinado serviço. Muito usado em academias, escolas, cursos ou serviços semelhantes.
Desta maneira, é possível que seus clientes paguem as mensalidades, sem que o limite do cartão de crédito seja comprometido. Assim, outras compras poderão ser feitas.
Para facilitar, vamos exemplificar, ao realizar a matrícula em um curso, normalmente o valor de um plano de três mensalidades seja mais barato, assim como semestral ou anual. Nestes casos, é preciso realizar um contrato, entre o cliente e a empresa.
Por isso, uma ótima opção é o débito recorrente, pois garante que o valor será recebido mensalmente, e não vai atrapalhar o cliente.
Além disso, uma grande vantagem é a fidelização do cliente.
Vantagens do débito recorrente
Existem muitas vantagens do débito recorrente, além de ser um excelente auxiliar na gestão financeira de sua empresa. Desta forma é possível saber qual o valor que irá receber num determinado período.
Com isso, é possível ter uma previsão do futuro, facilitando o momento de planejamento de investimentos futuros, seja novas aquisições, contratações e demais metas que deseja ter.
Previsão de Faturamento
As empresas que trabalham com mensalidades, podem optar pelo crédito recorrente, assim terão um grande auxílio na gestão financeira. Desta forma o gestor poderá ter uma noção dos ganhos durante o período.
Controle de pagamentos
Como em uma empresa é normal ter muitos clientes, a gestão do pagamento pode ser facilitada através do débito recorrente. Com os sistemas integrados, é possível monitorar os pagamentos de uma forma muito mais fácil e rápida.
Aumento no número de assinaturas
Para o cliente, o pagamento através do débito recorrente é muito mais seguro e fácil. Assim, ele passa a ter a garantia do pagamento, sem ter que se preocupar em lembrar de pagar mais uma conta.
Redução da inadimplência
Para os clientes, a grande vantagem do débito automático é ter a redução na inadimplência. Já que desta forma é mais fácil de pagar as parcelas.
Qual a diferença entre débito e crédito recorrentes?
Nos casos do débito e crédito recorrentes, são funcionalidades para pagamentos em estabelecimentos de forma recorrente, automaticamente através de um plano de assinatura.
Por exemplo, no caso de um serviço anual que seja no valor de R$1500,00. A cada mês, será debitado o valor de R$125,00, na data escolhida pelo cliente, durante 12 meses.
Já o crédito recorrente, é feito pelo cartão de crédito, mas sem comprometer o limite total do cartão. Com isso, todos os meses o valor da parcela entra na fatura.
Elas são modalidades semelhantes, a diferença é que em um caso é cobrada diretamente na conta bancária e outra, é na fatura do cartão.
Como gerenciar uma receita recorrente?
Para gerenciar os valores que serão recebidos através da receita recorrente, é fundamental que tenha um acompanhamento adequado. Isso deve ser feito, desde as operações, até mesmo as despesas da empresa.
Algumas métricas que podem ser utilizadas:
CAC = Custo de Aquisição por Cliente. Com isso será possível você visualizar o quanto você tem gasto com a aquisição de novos clientes. Assim, será possível prever as estratégias de vendas e se deve alterar ou manter.
Churn Rate = Taxa de Cancelamento. Fique atento aos números de cancelamento que seus clientes têm realizado. Com isso, é possível tomar algumas medidas e colocar algumas ações em prática, para diminuir os cancelamentos e também, perceber os motivos que tem afastado seu público dos seus serviços.
Customer Lifetime = Tempo de vida do cliente. Com estes dados em relação Você sabe qual é o período médio que os seus clientes ficam vinculados ao seu negócio
Estes dados podem auxiliar a definir o grau de satisfação do consumidor e quais estratégias você pode tomar para melhorar esse panorama.
Agora que você já conhece mais, a respeito do débito recorrente e as suas vantagens para empresas e clientes, você pode começar a implementar em seus negócios.
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