Descomplicando o Simples Nacional com a Odos: entenda se é para sua empresa
ContabilidadeO Simples Nacional é um regime tributário simplificado para microempresas e empresas de pequeno porte no Brasil. Ele foi criado com o objetivo de facilitar o processo de pagamento de tributos para essas empresas, agilizando a prestação de contas e diminuindo a burocracia.
O Simples Nacional é uma opção que permite às empresas enquadradas nesse regime pagar uma única guia mensalmente, que inclui todos os tributos federais, estaduais e municipais. Essa guia é chamada de DAS (Declaração Anual Simplificada).
Como me enquadrar no Simples Nacional?
Para se enquadrar no Simples Nacional, a empresa precisa atender a alguns critérios, como ter um faturamento anual de até R$ 4,8 milhões, não ter débitos tributários em atraso e não exercer atividades proibidas pelo regime.
Além disso, as empresas devem se enquadrar em uma das categorias do Simples Nacional, que são: atividades do comércio, atividades da indústria e prestadores de serviços.
O Simples Nacional oferece vantagens tanto para as empresas quanto para o governo. As empresas têm a facilidade de pagar apenas uma guia mensalmente, diminuindo o tempo e o esforço gasto com a prestação de contas. Já o governo tem a garantia de receber os tributos de forma mais ágil e eficiente.
O Simples Nacional é para mim?
É preciso avaliar o próprio negócio e verificar se o Simples Nacional é o regime tributário mais adequado à sua realidade, pois existem outros regimes tributários, como o Lucro Presumido e o Lucro Real.
Para escolher o regime mais vantajoso para você, é necessário contar com o auxílio de profissionais de contabilidade experientes e de confiança que irão te orientar para a opção mais adequada.
E a Odos, como uma aceleradora de negócios, poderá lhe entregar além: irá acompanhar o seu planejamento tributário e lhe dará orientação na redução de impostos dentro da lei, com todos os seus benefícios fiscais.
Entre em contato conosco e solicite um diagnóstico tributário gratuito!