Regime de caixa e regime de competência: Como funciona?
EmpreendedorismoUma das análises contábeis que influenciam no dia a dia de qualquer empresa é o regime de caixa e regime de competência. Compreender como eles funcionam é um grande desafio nos negócios.
Os métodos de análise e registro de lançamentos de entrada e saída de valores financeiros geram dúvidas aos empreendedores, principalmente quanto às suas definições e aplicações.
E as diferenças entre regime de caixa e regime de competência estão entre elas e por isso preparemos o artigo abaixo para explicar o que são e como funcionam. Vamos conferir?
Qual a diferença entre o Regime de Caixa e o Regime de Competência?
Em qualquer negócio, qualquer movimentação dá início a um lançamento contábil e financeiro.
Esse evento pode ser uma entrada, que acontece com a venda de um produto ou serviço, ou a saída, que seriam decorrentes de uma despesa, um custo ou mesmo um investimento.
E cada movimentação precisa ser registrada tanto pelo setor financeiro, quanto pela contabilidade, chamados de Regime de Caixa e Regime de Competência.
Regime de Caixa
O regime de caixa se refere à movimentação de recursos na empresa, considerando o registro dos documentos na data de pagamento ou recebimento.
Para isso, o setor financeiro o utiliza para contabilizar as Receitas, Custos, Despesas e Investimentos dentro período no qual foram pagos ou recebidos.
Regime de Competência
Já o regime de competência é o posto, e registra quando ocorreu a transação, ou seja, a data do fato gerador, indiferente se será recebido ou pago.
Por exemplo, a compra de matéria-prima tem seu regime de competência registrado no momento do pedido, e o regime de caixa registrará no momento que for feito o pagamento, que pode ser no ato, no recebimento, ou ainda em um boleto com prazo.
Ou seja, a principal diferença entre o Regime de Competência e o Regime de Caixa é que no primeiro deles utilizamos a data que a compra ou venda aconteceu e no segundo consideramos a data em que o dinheiro efetivamente entrou ou saiu do caixa da empresa.
Leia também::: Como abrir uma empresa individual: Tudo que você precisa saber
Quando utilizar cada um
Como visto, o lançamento contábil das movimentações financeiras no regime de caixa e no de competência se dá em momentos distintos. No regime de caixa se registra todo lançamento financeiro de entrada e saída de recursos da empresa. No regime de competência se registra todo fato gerador para receitas e despesas, no momento em que elas são feitas.
Ambos os regimes apresentam seus pontos fortes e fracos. Desta forma, é recomendado que os dois sejam usados pela empresa, permitindo que uma análise conjunta e complementar possa ser realizada da situação financeira do negócio.
No entanto, cada um deles deve ser usado para a elaboração específica de relatório contábil. Afinal, uma pode indicar uma dívida que a empresa tem, mas que ainda não foi efetivamente paga. Ou seja, estará listada do Regime de Competência, mas ainda não aparecerá no Regime de Caixa.
Usar o Regime de Competência permite também avaliar a depreciação sofrida pela empresa. Dessa maneira, o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) será elaborado com base no regime de competência.
Importante lembrar que o DRE é um relatório de gestão no qual é possível avaliar se a empresa teve lucro ou prejuízo em um dado período de tempo, geralmente mensal.
Já o Regime de Caixa permite acompanhar o fluxo de caixa para elaboração do Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC), também essencial para a gestão financeira de qualquer empresa.
É esse demonstrativo que avalia a movimentação financeira do negócio, listando todas as entradas e saídas de dinheiro. Por fim, é necessário lembrar que a legislação permite que micro e pequenas empresas façam a contabilidade e o pagamento de tributos com base no regime de caixa, desde que tenham o controle dos recebimentos e seus respectivos recibos.
Leia também::: Como definir o valor do Capital Social?
Conte com profissionais
Analisando dessa forma, o Regime de Caixa e Regime de Competência são bastante complexos, mas essenciais para o sucesso de qualquer empresa. Afinal, por meio deles é possível avaliar a saúde financeira do negócio e projetar investimentos, ou se necessário, apertar o cinto.
O ideal é contar com o auxílio de um escritório contábil para o lançamento de dados de Regime de Caixa e Regime de Competência, e também seus lançamentos no DRE e no DFC. E aqui na Odos Contabilidade você conta com profissionais prontos para lhe ajudar!
Espero que tenha compreendido as diferenças e importância do Regime de Caixa e Regime de Competência. E caso precise de uma contabilidade ao seu lado, conte com a Odos Contabilidade!