Quanto custa terceirizar o financeiro?
Gestão FinanceiraCada vez mais as empresas buscam terceirizar setores de sua empresa, em busca de melhores soluções visando no futuro de seus negócios. E no setor financeiro não é diferente, a terceirização também está presente.
Entretanto, a terceirização demanda alguns pontos para o empresário e o custo é um deles, onde é preciso planejamentos aliados aos benefícios que virão junto com a terceirização.
Ainda assim, diversos fatores podem interferir na decisão, por isso, neste conteúdo você vai ver mais a respeito dos custos envolvendo esta forma de trabalho que é a terceirização.
Boa leitura!
Necessidade de terceirizar o financeiro
A terceirização do financeiro e outros setores das empresas estão ganhando cada vez mais espaço. Isso está acontecendo pelo fato de que muitas empresas estão surgindo já de olho na tecnologia e nas possíveis soluções que vão auxiliar nas atividades diárias.
A terceirização é vista com bons olhos por Pequenas e Médias Empresas, por Microempreendedores Individuais. Pois nestes modelos, no inícios eles não possuem porte para criar diversos setores administrativos para cada necessidade.
Para as empresas pequenas ou médias em crescimento, precisam estar atentas à gestão financeira e contábil. Para este tipo de empresa existem duas opções: ter o setor financeiro e ter funcionários para cuidar da gestão financeira ou contratar uma empresa especializada.
Avaliando os custos que a empresa terá com o setor ou em relação a contratar uma empresa com profissionais qualificados. Manter uma equipe, com pessoas, material, espaço, equipamentos se torna inviável para muitos empreendedores. Por isso, a alternativa mais viável e buscada é a terceirização.
Já que o valor pago será menor e terá profissionais qualificados, sem se preocupar com contratações, escritórios e outras demandas.
E ainda tem quem diga que uma empresa que tem o faturamento abaixo de R $50 milhões de reais por ano, a melhor alternativa é a terceirização.
Custos da terceirização financeira
Os custos da terceirização financeira podem variar de acordo com diversos fatores como por exemplo: porte da empresa, a complexidade do seu segmento de atuação, quantidade de funcionários, regime de tributação, média de notas fiscais recebidas e demais atividades que serão terceirizadas.
Para uma empresa pequena, com aproximadamente 10 funcionários e que precisa emitir cerca de 100 notas fiscais por mês, o custo que uma empresa terceirizada vai cobrar para realizar a gestão financeira será em torno de R$2 mil reais.
Neste caso, o valor será menor que o custo de criação de um setor financeiro dentro da própria empresa. Se levar em conta o valor do salário mensal de um contador, podemos colocar um valor em torno de R$4 mil reais.
Atividades terceirizadas
É de suma importância que ao definir a terceirização do financeiro alguns critérios são fundamentais antes de fechar qualquer contrato. Ao ter noção das atividades realizadas no pacote que fechará contrato com a empresa prestadora de serviços.
As atividades que são mais solicitadas às empresas terceirizadas são: serviços fiscais e tributários, auditorias, consultorias, auxílio na abertura de empresas, gestão da folha de pagamento e de contas a pagar e receber. Mas, você pode buscar a empresa que atenda aos serviços que você necessita com suas respectivas vantagens.
Uma recomendação é que você procure uma empresa que já atenda ao mesmo setor que o seu, ou semelhante e assim, será mais fácil de você comparar os serviços oferecidos, preços e etc.
A grande vantagem de ter uma empresa de gestão financeira terceirizada ou ainda um escritório de contabilidade é garantir o profissionalismo. Além de garantir que eles estejam preocupados com a tecnologia, inovação, melhoria nos processo e muito mais.
Agora que você conheceu a respeito dos custos envolvendo a terceirização financeira, te convido a entrar em contato com a Odos Contabilidade e conhecer as vantagens e serviços que podemos oferecer para sua empresa.
Além deste material, você pode ter acesso a outros materiais em nosso blog, como por exemplo Como funciona o Simples Nacional
E não esqueça de acessar nossos perfis nas redes sociais, no facebook e no instagram são postados materiais, com novidades, dicas e materiais explicativos a respeito do mundo do empreendedorismo, contabilidade e muito mais.